Mensagem de Natal aos Bancários
22/12/17 @ 12:36 pm

Mensagem de Natal aos bancários enfatiza pontos importantes do ano que se encerra.

É com a consciência do dever cumprido e das lutas vindouras que travaremos, a partir do dia 1º de janeiro de 2018, que encerramos mais um ciclo de trabalhos e atividades dedicadas à categoria bancária.

Seria redundante dizer que o ano não foi fácil, porém, alguns fatos positivos e negativos foram emblemáticos para a nossa categoria. Dentre eles, os resultados da campanha salarial que, distintamente dos outros anos, foi negociada com efeitos bianuais, tendo iniciado em 2016. Ao mesmo tempo em que nos ‘livramos’ de encontros preparatórios extenuantes, assembléias gerais aguerridas e uma possível greve reivindicatória longa e desgastante por melhores salários e condições de trabalho, a campanha bianual mostrou sua outra face posto que desmobilizou a categoria para uma luta maior que envolvesse todos os bancos. A consequência é que cada banco está implementando sua própria reestruturação, alguns deles de forma escusa e sorrateira, passando por cima das negociações das comissões permanentes, e trazendo prejuízo e ansiedade aos seus funcionários que, via de regra, são os principais prejudicados. Outro fato lamentável foi a aprovação da Lei da Terceirização (13.429/2017) e da Reforma Trabalhista, dois projetos discutidos sob o ponto de vista exclusivamente patronal e imposto à sociedade pelo Legislativo em conluio com o Executivo.

Entretanto, nem tudo foi ruim para o bancário, pois este foi um ano em que o empenho do sindicato nas ações judiciais referentes aos seus direitos trabalhistas e administrativos teve sabor de vitória, com destaque para as ações coletivas do antigo Banco Mossoró – liquidação, Caixa Econômica Federal – ticket refeição, Banco do Brasil – diferença de mercado, além das ações individuais da quebra de caixa, incorporação por tempo de função e outras que ainda estão em andamento, mas com sentenças primárias favoráveis à categoria.

Várias outras situações foram experimentadas pela categoria, como o aniversário dos 60 anos do Sindicato comemorado em grande estilo no mês de setembro, reforma da sede, visitas constantes às agências da base, inclusive aquelas mais distantes da cidade de Mossoró, assembléias extraordinárias para assuntos específicos de cada banco, apuração de denúncias com acompanhamento caso a caso, homologações de acordos e rescisões trabalhistas, e muitas outras.

Enfim, temos ciência de que o ano que se aproxima não será marcado por facilidades ou benesses patronais, jurídicas ou de governo, no entanto, reforçamos sempre o nosso empenho em defender e lutar pela categoria em todas as situações, de forma independente e motivada para que possamos acreditar e chegar a dias mais felizes.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO

Diretoria do Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região

FANPAGE:

www.facebook.com/InformativoBancario




© Copyright 2011. Todos os direitos Reservados. Av.Abel Coelho, 1600 - Abolição 3 / Mossoro/RN Telefone: 84 3318-1600/ Fax: 84 3318-1432