Mossoró comemora o dia de sua padroeira
13/12/17 @ 14:05 pm

 

Com programação oficial iniciada desde o último dia 3 deste mês, os festejos à Virgem de Siracusa chegam ao fim com missas, procissão e show musical, hoje, dia 13.

Os festejos alusivos a Santa Luzia, padroeira da cidade de Mossoró, serão concluídos hoje, 13 de dezembro, através de programação que inclui missa, procissão e show musical.

A tradicional procissão, que reúne milhares de fiéis pelas ruas da cidade, começa às 17h, partindo da Igreja de São João, no bairro Doze Anos. Os festejos serão encerrados com show do cantor Waldonys, descerramento das bandeiras e o grande sorteio de Santa Luzia com 13 prêmios.

Ao longo da quarta-feira, serão celebradas sete missas (às 2h, 5h, 6h30, 8h, 10h,14h, 15h30).

A estimativa para a procissão de Santa Luzia, com base na edição de anos anteriores, é de 150 mil pessoas. A Diocese de Mossoró solicita a todos que possuem carros de som e paredões, e desejam acompanhar o cortejo religioso, que procurem a secretaria da Catedral para se inscreverem e auxiliar na sonorização da procissão.

Percurso da Procissão

O Percurso passará pela Rua Felipe Camarão, Avenida Diocesana, Rua Dr João Marcelino, Avenida Alberto Maranhão, Rua Augusto Severo e Câmara Municipal até chegar à Catedral. A Paróquia de Santa Luzia pede aos populares que enfeitem suas casas nos pontos por onde a procissão vai passar.

Todo o trajeto contará com segurança das Polícias Civil e Militar, agentes de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, além de socorristas e ambulâncias.

Os romeiros serão acolhidos na Escola de Artes, na avenida Alberto Maranhão, onde a Equipe da Acolhida os recepcionará com café da manhã e almoço. Estão previstas caravanas de várias cidades do Rio Grande do Norte e também de estados vizinhos como Paraíba e Ceará.

Santa Protetora da Visão

Além de ser a padroeira da visão, Santa Luzia também é considerada a protetora dos oftalmologistas. Aliás, Santa Luzia, em latim, significa literalmente “santa portadora da Luz” ou “aquela que leva a luz”.

A história de Santa Luzia (Luzia de Siracusa) conta que esta jovem italiana teria abdicado de toda a sua riqueza para ofertar aos pobres e sofreu perseguições por ser cristã. De acordo com a lenda, os olhos de Santa Luzia teriam sido arrancados antes de ser decapitada.

Fontes: omossoroense, calendarr

FANPAGE:

www.facebook.com/InformativoBancario

 




© Copyright 2011. Todos os direitos Reservados. Av.Abel Coelho, 1600 - Abolição 3 / Mossoro/RN Telefone: 84 3318-1600/ Fax: 84 3318-1432